CASA ILHA TERCEIRA

2019

LISBOA

ÁREA / 50M2

FOTOGRAFIA / DO MAL O MENOS

O apartamento alvo de intervenção situa-se num edifício dos anos 30, localizado no Bairro de Arroios em fronteira com as Avenidas Novas. Tal como a localização este apartamento reflete a dicotomia que caracteriza a sua envolvente.

No Bairro multicultural de arroios, em Lisboa, o novo coexiste com o clássico. Num espaço de contrastes, tradicional, mas cercado por polos centrais onde a gente envelhecida faz de vizinha com as famílias jovens. Onde cabem mais de 75 nacionalidades, é um bom exemplo para a integração.

Assim também é este projeto. O objetivo de trabalhar o espaço, o vazio, através da intervenção no cheio que é a matéria. Um espaço moderno, simples e claro que resulta de uma matéria feita de história, de paredes em tabique, uma estrutura de barrotes envelhecida, rodapés altos e tetos trabalhados.

 

O foco do projeto prendeu-se na fluidez do espaço. A sensação de ampliação e conexão entre zonas e sobretudo entre o interior e o exterior como forma de captar e cruzar luz.

 

Para esta nova organização de espaço foi necessário demolir uma série de paredes e assumir a estrutura da época em barrotes de madeira com a nova que segue uma linguagem mais contemporânea através do ferro. Em ambas se optou pelo branco como elemento de união. Os espaços tornam-se híbridos na fusão entre programas, adotando uma linguagem comum que se adapta às diferentes necessidades.

 

Como é característico no traço do Atelier, todas as peças foram desenhadas e pensadas para cada local. Da bancada da cozinha, em cerâmico com o candeeiro construído no mesmo material, à estrutura de toalheiro do duche que resolve a iluminação e o enquadramento deste na restante casa de banho, adicionando agora a madeira como novo elemento.

 

A iluminação, como é também costume nos projetos do Atelier, foi pensada especificamente para cada espaço. Optou-se mais por pontos de parede com apliques simples de loiça e pontualmente elementos mais decorativos que rematam e acolhem o espaço.

 

Este foi o projeto, até hoje, que melhor representou o trabalho em parceria, que vem a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos, por equipas que trabalham para o mesmo objetivo e que formam uma peça só, que é representada aqui pelo Atelier 106. O resultado de um projeto vai muito além do papel quando em obra existe uma conexão total que permite que tudo aconteça.

© 2023 by Urban Artist. Proudly created with Wix.com