top of page

CASA GRANJO

2018

LISBOA

ÁREA / 100M2 

FOTOGRAFIA / INÊS SUBTIL

O apartamento situado junto à Praça de Espaço, num bairro típico, apresentava uma configuração compartimentada e uma marquise com alguns ângulos. Desde logo o mote passou pelo aproveitamento da marquise existente para adicionar área aos quartos, o tratamento dos ângulos a fim de ficar com uma estrutura mais clara e optimizar o espaço, o aumento da área de cozinha conferindo-lhe também espaço de arrumação e a organização geral dos espaços com uma separação entre a zona social e a zona mais privada da casa.

 

Assim, anulando-se uma das instalações sanitárias, conseguiu-se criar três quartos, uma ambição dos clientes devido ao crescimento da família. Por outro lado, criou-se uma suite com a implementação de uma nova instalação sanitária. Esta zona mais privada é separada da sala por um grande plano de correr.

 

Na área social, o hall e a transição para a sala é marcada por um degrau em cimento afagado (devido à criação da nova I.S.) que confere um cunho muito próprio ao espaço de entrada e alguma privacidade à zona de estar. Do outro lado do degrau surge então uma instalação sanitária social / crianças, a despensa aberta e a cozinha. A cozinha, agora ampla e com bastante iluminação, possui uma zona de armários altos para arrumação e eletrodomésticos, uma zona de confecção em frente à janela e outra que se configura na forma de península e que remata a transição para a zona de lavandaria. A separar a cozinha da despensa aberta, criou-se uma estante em carpintaria que serve de arrumação para as diferentes zonas.

 

Em relação aos materiais, manteve-se o pavimento existente e a maioria das portas que foram recuperadas que convivem com elementos contemporâneos, como as portas de correr e de fole, a pedra da cozinha e I.S. da suite, bem comos os cerâmicos introduzidos também nestas áreas. O uso do cimento afagado conjuga-se com o pavimento existente e cria um contraste marcantes nos espaços.

atelier106-2269.jpg
bottom of page