4 CASAS PORTO

2016

LISBOA

ÁREA / 25M2 

FOTOGRAFIA / INÊS SUBTIL

Situados em pleno coração da cidade do Porto, os quatro apartamentos que integravam um edifício com uma traça muito característica da baixa do Porto, possuíam características únicas e, desde logo, encantadoras. Os tectos trabalhados em alguns e em caixotão noutros, o pé-direito amplo, a presença das duas águas nos do último piso, as varandas com vista e guardas em ferro trabalhadas faziam parte de um conjunto inspirador (a claraboia da cobertura em vidro era o elemento marcante da zona comum do edifício).

 

Neste contexto, tirar partido do existente, criando quatro apartamentos contemporâneos, destinados ao turismo, com um programa específico, foi o desafio. O objectivo era que cada apartamento estivesse equipado, para além de quarto, sala e instalação sanitária, com uma kitchenette.

 

A primeira premissa que se afigurava era criar espaços que recebessem todos luz natural (com excepção da instalação sanitária), o que se tornava um desafio em espaços com uma configuração longitudinal e vãos unicamente num dos extremos. O primeiro gesto foi então tirar partido do pé-direito dos dois apartamentos de baixo, sendo que nos de cima, uma vez que não tinham altura suficiente, decidiu-se fazer a separação da zona de sala para a zona de dormir, através de elementos em carpintaria que, ao mesmo tempo, se configuravam em espaços de arrumação.

 

Os elementos em carpintaria também foram essenciais nos apartamentos dos pisos inferiores, uma vez que foram estes que definiram a estrutura das mezanines desenhadas. Estes elementos criavam o espaço de dormir em cima e arrumação por baixo, sendo que ainda incorporavam a kitchenette aberta para a sala.

 

Através de gestos contínuos e utilização de apenas dois materiais (pedra e madeira), conseguiu-se espaços luminosos e confortáveis com bastante arrumação, desfrutando da vista sobre a cidade do Porto.

© 2023 by Urban Artist. Proudly created with Wix.com