CASA REBELVA

2015

PAREDE

ÁREA / 90M2 

FOTOGRAFIA / INÊS SUBTIL

O apartamento, situado na Parede, possuía uma tipologia T3 que se pretendia manter. Neste sentido, o que se procurava era uma maior amplitude e luminosidade dos espaços que outrora eram muito compartimentados, possuindo materiais escuros que conferiam um certo "peso" aos mesmos. A cozinha e a sala, que outrora estavam separadas, passaram a desenvolver-se em "open space", permitindo uma maior área de utilização dos dois espaços e dos vãos existentes que dão para a fachada principal que recebe maior luz. A cozinha pretendia-se camuflada, pelo que foi desenvolvida dentro de um armário, permitindo a sua abertura total, quando se usa o espaço, ou a sua reclusão total, quando se está apenas a usar a sala e, por isso, este armário acaba por fazer parte da própria sala. 

A fim de permitir que a luz penetrasse nos espaços, foi criado um elemento composto por ripas de madeira de carvalho que separa o hall da cozinha. Assim, o hall de entrada e de distribuição para os quartos ganha luz natural, sem perder uma certa privacidade. A única instalação sanitária existente (com uma área generosa) foi transformada em duas. Tanto na cozinha como nas instalações sanitárias, foi usado o cimento afagado como revestimento. 

Os espaços ganharam uma nova dimensão, através de uma intervenção que incidiu sobretudo nas áreas sociais do apartamento.

© 2023 by Urban Artist. Proudly created with Wix.com