CASA ARCO A SÃO MAMEDE
2019
LISBOA
ÁREA / COZINHA E SALA DE JANTAR
FOTOGRAFIA / DO MAL O MENOS
O apartamento alvo de intervenção situa-se num edifício do século XIX, localizado no Príncipe Real, sendo caracterizado pela estrutura em tabique, tectos trabalhados, azulejos e pavimentos originais. O foco do projecto incidiu sobretudo na cozinha, apesar do apartamento ter sido todo pintado, portas e portadas recuperadas, bem como o pavimento.
A cozinha apresentava uma organização com uma bancada de parede a parede, um fogão de dimensão generosa situado por baixo da chaminé, na parede oposta, e um frigorífico solto entre estas duas zonas de confecção, sendo que no meio se encontrava uma mesa de refeições.
O projecto teve um conceito bastante contemporâneo, contrapondo-se à estética original do apartamento, criando um contraste que ao mesmo tempo se compatibiliza com o existente, introduzindo uma nova organização e dimensão espacial, assim como novos materiais.
O conceito baseou-se na criação de uma linha marcante no pavimento, através da diferença de cores e texturas que se prolongou para os elementos que compõem a cozinha. Neste sentido, foram utilizados dois cerâmicos com cores e texturas diferentes, marcando a largura da chaminé e forno/fogão existentes, prolongando-se até à parede oposta. Nesta linha e no meio da cozinha, surge uma ilha em "corian" que contém o lava-loiças, zona de confecção e zona de refeição, com duas prateleiras em ferro preto suspensas por cima. Esta linha culmina numa garrafeira em ferro preto suspensa também ela suspensa.
Na parede perpendicular situam-se os armários altos com frigorífico, vinoteca, microondas e armários despenseiros. Junto às janelas, na mais próxima à chaminé surge um banco em madeira que contém arrumação, sendo que a parede entre as duas janelas possui um nicho também em madeira para arrumação. A cozinha tem também duas despensas (situadas em dois nichos originais) fechadas por portas lacadas a branco.
A iluminação é feita através de uma calha preta com projectores e uma régua de luz vertical junto aos armários altos, conjugada com apliques pontuais.
REACTION
2013
LISBOA
BAIRRO DA GRAÇA
FOTOGRAFIA / INÊS SUBTIL
AUTORIA / MARTA GALVÃO TELES . CLÁUDIO GONÇALVES . ANDRÉ MARÇO
DESIGN / BRUNO FRANQUET
Com a REACTION conseguimos reunir num só lugar uma equipa de centenas de designers de diferentes nacionalidades e com diferentes formações. Os seus conhecimentos multi-disciplinares, as suas capacidades técnicas e a sua entusiasmante criatividade, estiveram à disposição para reflectir sobre os problemas do bairro que a recebe - a Graça.
Mais do que isso, o workshop foi o catalisador de uma reacção, envolvendo os estudantes universitários na discussão dos temas do bairro, dinamizando a comunidade local e permitindo a criação de pequenos projetos adequados aos diferentes contextos urbanos e culturais. Durante duas semanas, conseguimos um impacto significativo, forçando o design a tomar uma posição pró-ativa, influenciando também o espírito empreendedor da comunidade local. O nosso objetivo com o REACTION não foi construir artefactos, mas sim, através do design, começar um movimento, que prevalecesse na Graça após o workshop.
O processo consistiu em encontrar, no bairro da Graça, espaços que a comunidade gostasse de recuperar, identificar as questões que levantam e propor soluções concretas que podessem ser desenhadas e construídas durante o decorrer do evento. Cada ação foi uma forma de abordar um lugar-problema com o objetivo de criar um novo programa, desenvolvendo novas estruturas, mobiliário urbano, ou outro tipo de intervenções e formas de arte, dando a hipótese àquele espaço de voltar a viver. Pode-se dizer que a reação só começa depois do REACTION, o que torna o fator tempo essencial para compreensão da sua verdadeira dimensão-contaminação.
O workshop pretendeu promover o contacto com a comunidade, usufruindo tanto desta forma de estar mais tipicamente lisboeta como da vida boémia que a cidade incentiva. Condições que fazem de Lisboa uma cidade capaz de proporcionar aos participantes do REACTION uma experiência única.